Continuação oficial da História na Segunda Parte...
- Mestre Jaime, sois excelente. - exclamou Lorde Tomás, quando viu o projecto do novo castelo. Mestre Jaime, sois excelente. - exclamou Lorde Tomás, quando viu o projeto do novo castelo. - É exactamente como eu tinha imaginado. Mas por favor, que seja o mais resistente possível. As paredes devem ter pelo menos 3 metros de espessura, e precisamos de fazer um grande fosso todo à volta. E que seja muito fundo.
Mestre Jaime concordou. A partir de então, ficou responsável pela obra. Mandou trazer o local um grande monte de pedra, madeira e outros materiais de construção. Contratou também cerca de 100 trabalhadores das aldeias próximas.
Alguns dos trabalhadores eram canteiros que cortavam e esculpiam blocos de pedra. Alguns dos trabalhadores eram canteiros que cortavam e esculpiam blocos de pedra. Fez-se uma roldana de madeira para içar os pesados blocos de pedra até ao alto do castelo. Mestre Jaime trouxe carpinteiros para montarem andaimes – uma estrutura de madeira à volta do castelo para os operários se empoleirarem.
Mandou vir ferreiros para fazerem e consertarem as ferramentas. Contratou homens para cavarem valas e poços e para transportarem cargas pesadas. O exército de operários labutava desde madrugada até à tardinha, edificando o castelo, com serras, machados, cinzéis e malhos.